15 de julho de 2009

A Sensualidade Nos Cemitérios













Cemitério Monumental de Milão



Inomináveis Saudações a todos.

As esculturas acima devem ser vistas sob os simbolismos que portam e não apenas pela visível sensualidade transbordante que lhes constitui. Mas, curiosamente, é um fator, o da sensualidade transbordante, o que mais nos chama a atenção, pois evoca muitas atenções, bem antigas, por sinal, das relações entre o Homem e a Morte. Pintores, escultores, poetas, artistas em geral, em todos os tempos, sempre retrataram as relações que atraem-nos para os portões da Morte, sejam relações de sentidos esotéricos, sejam relações de sentidos mais diretamente ligados à curiosidade humana de saber o que há no Além-Vida. As simbólicas disposições acima das esculturas evocam momentos de aproximações de sentidos mais próximos a nós todos, sentidos que circundam-nos a todo momento.

É sensual, principalmente entre os góticos, darks e soturnos, o desejo e a atração sentida pela Morte, A Deusa Morte, como este Inominável Ser aqui a denomina. Afora o erotismo anunciado pelas esculturas que exemplificam o tema que aqui neste tópico será desenvolvido, notamos um espaço de ligações amorosas definíveis dos contatos com o Ser que tão temido, por muitos, foi durante os séculos. É um Amor que se direciona à Arte e de como esta pode tornar bela uma panorâmica de um local como o cemitério que a muitos causa repulsa por acreditarem que neles apenas há a sensação pesada da mais terrível das dores e das tristezas pelas perdas de entes queridos. Mais do que serem redutos dos ossos daqueles que aqui na Terra caminharam, os cemitérios são locais do desenvolvimento de uma Arte que se torna peculiar e atraente aos olhos daqueles que buscam, ao mesmo tempo, o peculiar e o atraente onde muitos vêem apenas danosidades.

E quando o elemento sensual penetra nos cemitérios, a peculiaridade e a atração elevam-se. Talvez alguns aqui não sabiam da existência de esculturas de tal temática nos cemitérios, mas elas são muitas e diferenciam-se nos simbolismos que comportam. É dos simbolismos mesmos que partiremos para a contemplação da sensualidade nos cemitérios. Desta incomum forma de tratar destes maravilhosos locais, inauguro, assim, este fórum.

Saudações Inomináveis a todos.























Mais sobre sensuais esculturas cemiteriais aqui:

A Sensualidade Nos Cemitérios - Projeto C.O.V.A. - Forumeiros




14 de julho de 2009

Vampirella



Cover Art por José "Pepe" Gonzalez (considerado o criador da Vampirella Definitiva)



Inomináveis Saudações a todos.

A mais famosa das filhas de Drakulon, a sedutora, imponente e maravilhosíssima filha de Lilith, Vampirella, musa de muitos devido às suas imortais curvas, invejada por muitas mulheres da vida real por causa dessas memas curvas, ícone da Cultura Vampírica nos extremismos altos da sensualidade que exala de modo naturalíssimo. Talvez, ao criar a personagem em 1969, Forrest J. Ackerman não tivesse a mínima idéia do alcance que a mesma teria no mundo dos quadrinhos, se tornando a maior das Vampiras deste, insuperável até hoje por causa de seu carisma, afeto e uma identificação com os seus leitores. Sou suspeito, aqui, para dela falar, pois meu fanatismo por ela exalta toda e qualquer possibilidade de exercer um julgamento imparcial. Ultimamente, ela não tem recebido a devida e merecida atenção de roteiristas, ficando relegada a um segundo plano, protagonizando histórias nas quais, simplesmente, não passa de uma mera coadjuvante. Mas, nos anos 70, no auge de sua existência, a personagem recebeu a atenção de talentosos roteiristas e desenhistas; estes, excetuando apenas alguns, continuam a se destacar na concepção anatômica da personagem, que povoa o imaginário masculino com aquele minúsculo apetrecho rubro que ela traja.

Mas, muito mais do que mera personagem sensual, Vampirella, para mim, é uma das mais clássicas personagens do gênero Terror nos quadrinhos, tendo suplantado até o eterno Conde Drácula, o qual é seu inimigo inveterado. Ela consegue transmitir uma certa ingenuidade, uma certa inocência, uma certa pureza, características bem heterogêneas às dadas por outros roteiristas do gênero tanto para Vampiras como para Vampiros. Inspirada na Barbarella, Vampirella a esta superou em todos os quesitos; em uma convenção de quadrinhos, de veteranos do gênero Terror, qual personagem é a mais falada, qual atrai mais as atenções em diálogos, qual é a mais lembrada, primeiramente? Sem nenhuma dúvida, é a Vampirella, que a partir dos anos 90 foi sendo redescoberta, mas, na minha opinião, não com o mesmo impacto de suas histórias clássicas nos anos 70.

O que falta hoje à personagem? Além de um roteirista fixo mais talentoso do que os que atualmente trabalham com ela, um verdadeiro trabalho de retorno às origens da personagem. Particularmente, referindo-me agora ao desenho que caracteriza a personagem, eu prefiro a Vampirella desenhada nos anos 70 por gênios e mestres como José “Pepe” Gonzalez, Frank Frazetta, Enrique Torres; atualmente, há a concepção anatômica da personagem à moda das popozudas e siliconadas, retirando-lhe todo o charme que lhe é característico desde os primórdios de sua história. Adam Hughes é um dos que exageram nesse quesito, assim como uma parte dos que desenham-na; não estou sendo retrógrado ou saudosista, mas a Vampirella desenhada nos anos 70, para mim, soa como a que melhor traduz a essência da personagem em si mesma.

Ela chama a atenção e muitos diriam, até, que ela é exibicionista, sempre trajando aquele minúsculo biquíni. Vejo este, no entanto, como parte fundamental, inseparável, da personagem, que não poderia ser separado de sua existencialidade. Os quadrinhos clássicos de Vampirella tocam na sensualidade de um modo sem frescuras, são fortemente carregados de sexualidade, chocando, claro, os que pararam no tempo e não aceitaram as mudanças tanto do mundo quanto de seus objetos. Ela é parte da cultura sexy, mas sem ser tão vulgar quanto certos desenhistas posicionam-lhe atualmente. Aqui não vai uma questão, novamente, de sensação retrógrada, mas a atenção para um fato que ocorre nos dias atuais. Prefiro a personagem nos moldes clássicos, tanto nas histórias quanto nos desenhos; histórias e desenhos carregados de uma forte sexualidade, incessante, pulsante, presente como que delineando estruturas que não poderiam estar ausentes das mesmas. Vulgaridade passa longe dos quadrinhos clássicos dela.

Vampirella foi se tornando, pouco a pouco, uma das minhas personagens preferidas dos quadrinhos, ao lado da Tempestade dos X-Men. Acabou, confesso, se tornando A Personagem Preferida minha, de maneira natural, sem que eu quisesse, quase como que em um ato hipnótico. Procuro me informar sobre ela e estudar-lhe a trajetória e este tópico tocará nas duas vertentes pelas quais desenvolvo meu trabalho com ela. Caso queiram dados biográficos sobre ela, acessem:
Vampirella - Adorável Noite



Por enquanto, fiquem, então, com a Vampirella Definitiva, de Jose “Pepe” Gonzalez.

Saudações Inomináveis a todos.





























Mais sobre a Vampirella aqui:

Vampirella - Projeto C.O.V.A. - Forumeiros

12 de julho de 2009

Draculea - O Livro Secreto Dos Vampiros - 22/08/2009




Organização: Ademir Pascale
Prefácio: Nelson Magrini
Participação especial: J. P. Balbino e Adriano Siqueira
Autores: 27 autores
Tema: Segredos dos Vampiros
Editora: All Print

Data do lançamento:
22 de agosto de 2009 (Sábado)
a partir das 18h00

Local: Bardo Batata
Rua Bela Cintra, 1333 - Jardins - SP/SP -
Convênio com Estacionamento em frente.
Fones: 11-3068-9852
www.cranik.com/draculea.html

Enviado por:

Adriano Siqueira
http://www.contosdevampiroseterror.blogspot.com
http://www.adoravelnoite.blogspot.com

9 de julho de 2009

VAMPIRE-CON 2009 - 14-16/08/2009 - HOLLYWOOD/CA/EUA




Inomináveis Saudações a todos.

Este é o evento inteiramente dedicado aos Vampiros na Cultural e nas Subculturas, tendo o seu ápice na comemoração dos quarenta anos de Vampirella.

Na sexta e no sábado (14-15/08) haverá um Festival de Cinema no New Beverly Cinema, intitulado Vampire Film Festival.

No sábado haverá, ainda, no The Music Box Theatre Fonda um centro de convenções com discussões e vendas de produtos acerca do universo vampírico ficcional.

E, no domingo, então, se fará a homenagem às quatro déacadas de Vampirella! Haverá a apresentação do grupo de dança underground Lucent Dossier no espetávulo Vampirella's Ball, além da presença o DJ Gary Calamar na trilha sonora do mesmo.

Para maiores informações, acessem o site do evento:


Vampire-Con 2009 - Official Website


Saudações Inomináveis a todos vós.

INDUSTRIAL CONNECTION Vs PORNOGRAPHY PARTY - 18/07/2009 - CENTRO/RJ




7 de julho de 2009

A Cova Das Tatuadas

Inomináveis Saudações a todos.

Abro este tópico para que possamos apreciar a beleza feminina elevada exponencialmente através da Arte Da Tatuagem! Como dito no tópico A Cova Dos Tatuados, os tatuadores que identificarem aqui alguns dos seus trabalhos, pois muitas fotos advirão de pesquisas do Google, podem contatar a Administração para que sejam lhe dados os devidos créditos através deste e-mail:

projetocova@gmail.com

Vamos, então, às tatuadas! I love you I love you I love you










Fotos Por Philip Warner






Beatrice - Foto Por Ronan Spelman






Adriana Recchi





Camila Pavanesi






Fotos Por Louise Chin






Nicole





Xanthia


Fotos Por Michael Helms



Fontes:







Tópico fundado para o delírio de meninos e meninas, direitos iguais sem preconceitos, claro, pois esta Cova é da Verdadeira Liberdade! I love you I love you I love you


Sejas tu menina ou menino, confira outras tatuadas aqui:

A Cova Das Tatuadas - Projeto C.O.V.A. - Forumeiros

4 de julho de 2009

A VOZ OFICIAL DO PROJETO C.O.V.A. - RELANÇAMENTO DAS EDIÇÕES DA WEBREVISTA PROJETO C.O.V.A.

Inomináveis Saudações a todos vós, cadáveres leitores.

Informo a todos os apreciadores e acompanhantes deste blog, assim como do trabalho realizado na Webrevista Projeto C.O.V.A., que as quatro edições da mesma encontram-se disponíveis no Div Share, nos links que postarei a seguir:


DIV SHARE


1ª EDIÇÃO



http://www.divshare.com/download/7815422-e87


2ª EDIÇÃO



http://www.divshare.com/download/7815472-aaa


3ª EDIÇÃO



http://www.divshare.com/download/7815484-4e5




4ª EDIÇÃO



http://www.divshare.com/download/7815510-39d



E no Media Fire encontram-se a terceira edição e a edição mais recentemente lançada:



MEDIAFIRE

3ª EDIÇÃO

http://www.mediafire.com/download.php?2nyjnmgdmnt


4ª EDIÇÃO

http://www.mediafire.com/download.php?oghecynzinz



Aos que já conhecem a Webrevista, peço que divulguem-na a outros leitores; aos que ainda não conhecem e visitam pela primeira vez este blog, indico a leitura, de mente, alma e corpo abertos para todos os assuntos nela discutidos.

Saudações Inomináveis a todos vós, cadáveres leitores.

MUDANÇAS NA EDIÇÃO DECORAS DA NEOTOKYO


Inomináveis Saudações a todos vós, cadáveres leitores.

Devido à coincidência da data com o evento Anime Friends, que ocorrerá em São Paulo nos dias 10-12-16-19 deste mês de julho, os organizadores do evento Neo Tokyo, em comum acordo com a gerência da casa de eventos Mal Do Século, modificaram a data da Decoras para 01 de agosto.

Para mais informações sobre o Decoras, agora com nova data, por favor, acessem este post aqui do blog:



2 de julho de 2009

Uma Visão Sem Preconceitos Dos Artistas Pornográficos



Naomi Russell




Druuna




Puma Black



Inomináveis Saudações a todos.

As primeiras reações que temos, junto com os primeiros contatos com o universo da Subcultura Pornográfica, é, logicamente, curiosidade e nojo. Curiosidade em saber o quão fundo os envolvidos na Pornografia podem ir; nojo pelo que os olhos, muitas vezes, não conseguem suportar, ainda mais se são olhos programados e condicionados pelos anti-naturais preceitos religiosos. Condenada demais, como deve ser, é a Pornografia Infantil, uma aberração anti-natural tão idêntica aos preceitos religiosos em sua constituição de irem contra a Natureza; a Bestialidade, igualmente condenável, vem a fazer parte do mesmo grupo da Anti-Natureza. Os praticantes de tais crimes, no entanto, não são o assunto deste tópico e, sim, os que se afastam destes mundos anti-naturais e compartilham das situações pornográficas abordadas em filmes, revistas e na Internet, que vem a ser a principal responsável pelo crescimento cada vez mais evidente da Pornografia que aqui se discutirá.

O Sexo como Arte vem sendo abordado desde o tempo antigo, tendo herdeiros contemporâneos em Luis Royo, Didier Carré e Lorenzo Sperlonga, por exemplo.. O Sexo como forma de prazer artístico alcançando o espiritual vem sendo absoluto desde as pinturas indianas presentes no Kama-Sutra exaltando as belas artes do físico amor, tendo herdeiras contemporâneas nas revistas pornográficas, nos sites pornográficos, nos veículos de comunicação dedicados ao oferecimento das práticas do Tantra Yoga e nas Ordens Ocultistas Do Caminho Da Mão Esquerda que utilizam-se da Magia Sexual como fundamento iniciático em suas linhas de Iniciações. O Sexo como uma fonte bilionária de renda anual vem sendo oferecido artisticamente nesta nossa era contemporânea em uma profusão de ramos pornográficos eficientes em suas concepções, desenvolvimentos, divulgações e abordagens, tendo respresentantes em grupos como Buttman e BangBros, por exemplo. Aqui no Brasil, perdura ainda, na maior parte dos casos, o amadorismo nos campos que atuam dentro da Pornografia, sendo muito grande a horrorosa prática do barebacking nas produções nacionais; nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, as profissões de produtor, diretor e artista pornográfico possuem status equivalentes aos de produtores, diretores e artistas de Hollywood e Bollywood, havendo premiações anuais para as mewlhores produções e performances. São tão valorizados os artistas pornográficos que possuem o epíteto de Pornstars, estrelas de produções que, vistas bem de perto, possuem um conteúdo artístico favorável aos que abrem sua mente e neles estão a vasculhar conhecimentos possíveis para futuras observações escritas ou oratórias.

Em um tópico anterior deste fórum, foi discutido se os que fazem filmes pornográficos podiam ser considerados atores e atrizes. Tópico iniciado por mim, que, com coragem e abrindo a minha mente, me permiti, através do mundo virtual e do desenvolvimento de textos e poemas eróticos, estudar a fundo a Pornografia, auxiliado que fui anos atrás ao assistir pela primeira vez o filme Boogie Nights, a mostrar o universo pornográfico a partir de uma visão despida de tolos, inúteis e fúteis preconceitos; e no ano passado por uma experiência ao vivo com a mesma através do famoso evento alternativo DDK (que hoje à noite terá a primeira edição deste ano, no Cine Irís, localizado no Centro do Rio de Janeiro). Na DDK, apesar de não me afetar de início tudo o que presenciei, no momento, uma performance erótica chamou-me a atenção para o sentido artístico da Pornografia; aquelas duas mulheres saradas e deliciosas, aquele homem sarado e bem-dotado, em cima do palco fodendo, artisticamente, depois mentalizei com o passar dos meses, possuem algo válido... A pesquisa virtual da Pornografia, em sites diversos, da Pornografia que aqui será abordada, foi ao mesmo tempo prazerosa (não negarei isto), eficiente (descobri e conheci muitos ramos pornográficos que chocariam até o Marquês de Sade) e, a nível de conhecimento, bastante frutífera (a maça do “pecado”, finalmente, foi lançada no esgoto que merece fora de meu Ser com o auxílio da própria Serpente). Com todos os conhecimentos que adquiri, afirmo aqui, neste tópico deste fórum, o Projeto C.O.V.A., que A Pornografia É Arte e os envolvidos nas suas práticas são atores e atrizes sim, artistas envolvidos, de verdade, na concepção de obras favoráveis ao provocar de sensações das mais diversas. E o objetivo maior da Arte não é a mais pura provocação? E tudo o que provoca uma reação em um veículo de comunicação moldado para a abordagem da imagem e da ação da imagem não é a mais pura Arte?

Mas, além, muito além, daquelas mulheres sendo penetradas, daqueles homens penetrando mulheres ou sendo penetrados; daquelas mulheres chupando pênis, daqueles homens chupando pênis; daquelas mulheres levando esporradas nas faces, daqueles homens levando esporradas nas faces; daqueles homens e mulheres, mulheres e mulheres, homens e homens, em orgias titânicas, existe algo que não me aborreceu, que fez que com eles eu me identificasse... Algo bem sutil... Algo bem singelo... Algo bem racional... Afora tudo aquilo e o que se presencia nos veículos pornográficos, há seres humanos tão cientes de suas condições naturais como nós todos esdtamos; seres humanos libertos de preconceitos, preconceitos estes que desejo sejam deixados de lado pelos que participarem da discussão neste tópico. Percebi que não sou diferente de nenhum deles. Percebi que não estou acima de nenhum deles. Percebi que não sou melhor e nem pior do que nenhum deles. Percebi, até, que sinto carinho e afeto por todos eles, pois sei que todos nós estamos no mesmo mundo de dores, de sofrimentos e de desgraças várias pululantes e crescentes diariamente; em caminhos diferentes, mas sentindo as mesmas coisas que sempre foram sentidas pela Humanidade.

E tu, Coveiro e visitante deste fórum, como te sentes em relação aos artistas pornográficos?

Sentes nojo deles?

Sentes simpatia por eles?

Despreza-os existencialmente?

Admira-os existencialmente?

Julga-se melhor do que eles?

Julga-se pior do que eles?

Julga-se acima deles?

Julga-se abaixo deles?

Os considera como seres abaixo dos animais?

Não os considera como seres humanos?

Os considera mais livres do que tu?

Os considera escravos de um sistema dedicado ao ganho de capital?

Os considera como iguais a ti?

Os considera como diferentes de ti?

Os considera o esterco da Humanidade?

Os considera a maior riqueza da Humanidade?

Os considera alienados e insensíveis aos problemas do mundo?

Os considera cientes de tudo que ocorre no mundo?

Os considera marginais?

Os considera heróis?

Os considera como são, artistas das Subcultura Pornográfica, apenas atores e atrizes, máquinas de foder e objetos de consumo de milhões?

Ou os considera como tão humanos quanto tu?

E então, Coveiros, terão a coragem de se despirem de vossos preconceitos acerca da Pornografia e dos envolvidos nesta para participarem deste tópico que crio aqui ciente da total necessidades de desmistificar o que se sabe e diz sobre aquela e seus participantes?

Terão coragem, Coveiros?

E tu, visitante deste fórum, terá a coragem de despir os vossos olhos de preconceitos acerca dos artistas pornográficos e visualizá-los, um dia, como tão idênticos a ti mesmo?

Aqui, visitante deste blog, participes do continuar desta discussão:

Uma Visão Sem Preconceitos Dos Artistas Pornográficos - Projeto C.O.V.A. - Forumeiros




T. T. Boy




Tyson Cane




Tiffany Mynx e Julian Rios

1 de julho de 2009

A VOZ OFICIAL DO PROJETO C.O.V.A. - WEBREVISTA PROJETO C.O.V.A. - 4ª EDIÇÃO




Inomináveis Saudações a todos vós, cadáveres leitores!

É com um certo atraso, mas um atraso que permitir um apurado aprimoramento do trabalho gráfico que agora passa a contar com a produção de Marcus ASBarr, da BioDiverCidade Produções, que distribuo a todos vós a quarta edição da Webrevista Projeto C.O.V.A., a primeira do Especial Erotismo Subcultural.

Este Especial se dedicará a apresentar o Erotismo presente nas Subculturas, tendo em vista a apresentação de algumas que foram elaoboradas criterioriosamente pelos editores, eu, Inominável Ser, e Elektra. Como seria impossível falar de todos os meios subculturais pelos quais expressa-se o Erotismo, optamos por dividir em três edições os assuntos que foram escolhidos.

Nesta primeira edição, eis os assuntos que são tratados:


BAUDELAIRE-COURBET-ROYO-CARRÉ: AS FLORES CARNAIS ARTISTICAMENTE OBSERVÁVEIS

FREYA

ATHAMAY

WANDECLAYT M (W-TEK)


Antes de mais nada, esclareço que os assuntos e algumas das imagens utilizadas tratam da nudez artisticamente expressada, sem conotações além da apresentação da Arte expressada em Pintura, Ilustração e Fotografia. Freya, uma Deusa ligada à sexualidade; e Athamay, uma banda genuinamente original, centrada no Erotismo sedutoramente inebriante de suas músicas, complementam o conteúdo desta primeira parte do Especial, que pode aqui ser baixado:


WEBREVISTA PROJETO C.O.V.A. - 4ª EDIÇÃO - MEDIAFIRE


Em breve, a segunda parte estará disponível para download, juntamente com os endereços de outros links através dos quais esta primeira parte, a ser neste 1º de julho distribuísa, também poderá ser baixada.

Tenham uma excelente leitura, cadáveres leitores!

Saudações Inomináveis a todos vós, cadáveres leitores!


30 de junho de 2009

Pandoras E Prometeus Na Mais Natural De Todas As Atitudes: Ser Humano




Inomináveis Saudações a todos.

Pandora foi aquela que ao abrir uma certa caixa fez com que todos os vícios e males humanos se soltassem, restando nela apenas a Esperança. Prometeu foi aquele que roubou o fogo dos céus e o deu aos homens, sendo castigado por Zeus a eternamente ficar acorrentado ao Cáucaso, onde uma águia eternamente lhe comia o fígado, que se regenerava à noite, como sua pele, para, no dia seguinte, a rotina da tortura eterna continuar. Prometeu foi salvo por Hércules, que derrotou a águia e soltou-o das correntes; e Pandora, tal como Eva, levou a culpa pelos males da Humanidade, sempre a mulher sendo a culpada de toda obra ruim humana em diversas mitologias e religiões... Digamos que o destino de Pandora tenha sido o da reabilitação junto a Prometeu no jogo de formas e formatos do desenvolver das civilizações, doando a cada humano o fogo dos seus erros e dominando a parcela da humana mente que atua através dos básicos poderes instintivos. Instinto, por instinto, interpretando agora a mitológica saga de Pandora, interpretando agora a mitológica saga de Prometeu, foi a base das audaciosas ações dos dois em uma época que não conhecia o que a Igreja Católica veio a instituir como “os sete pecados capitais”. Pandora, feita de barro por Zeus, que podemos ver como A Mãe Da Evolução Humana por ter nos dado a capacidade de termos males que superamos para alcançarmos um alto objetivo existencial; e Prometeu, Titã, O Primeiro Herói Da Humanidade, O Defensor Do Gênero Humano: Arquétipos que representam as mulheres e os homens desta Humanidade.

Pandoras no café-da-manhã.

Prometeus no café-da-manhã.

Pandoras nos almoços.

Prometeus nos almoços.

Pandoras nos lanches.

Prometeus nos lanches.

Pandoras nos jantares.

Prometeus nos jantares.

Pandoras em todas as humanas refeições.

Prometeus em todas as humanas refeições.

Pandoras buscando refeições além das humanas refeições...

Prometeus buscando refeições além das humanas refeições...

Na Mitologia de O Advogado Do Diabo, somos apresentados a esta nossa idade contemporânea, a Era Da Desgraça Contemporânea, de decadência total de valores e mundos coletivos e particulares, tal qual nós somos: Pandoras e Prometeus. No filme, sentimos o sufocamento de uma existência toldada por valores morais incutidos no consciente e no inconsciente coletivo não apenas pela Igreja Católica, mas por todas as religiões que antinaturalmente agem contra o Ser Humano, privando este da sua liberdade de Ser, liberdade de Sentir, liberdade de Ter, liberdade de Ver, liberdade de Escolher. Durante grande parte do filme até o seu clímax (o brilhante diálogo entre John Milton e Kevin Lomax) joga-se em nossas faces a temática do apequenamento nosso, do abrutalhante apequenamento nosso diante das “medidas sociais”, das “coisas moralmente aceitas”, das “formas de ser normais da humana comunidade”. Joguetes, simples joguetes, de um “Deus Único”, um Deus Anti-Natural, O Corrupto, Corrupto por nos oferecer apenas a metade de todas as valorosas e vigorosas riquezas da Existencialidade, dando-nos as migalhas mais podres e degeneradas desta como esmolas compensatórias pela dedicação de suas ovelhas por Ele. Pandora e Prometeu, mitos ricamente pagãos que se apresentam em nossas almas nativas de tempos pagãos de maiores liberdades existenciais, não se adaptaram ao jugo da crença em apenas um Princípio Criador, um Tirano Eterno sentado em um “trono” a decidir sobre todos os destinos existenciais, já que o denominado “livre-arbítrio”, se examinarmos a ótica cristã, é uma mentira, pois sempre estaremos “nas mãos de Deus”, como dizem os fanáticos religiosos mais atrofiados intelectivamente. No entanto, a Pandora e o Prometeu que nós somos se rebela diante de toda essa desgraça esplêndida e busca alimentar-se livre dos ditames religiosos-moralistas, em todos os sentidos possíveis. E é aqui que o mito do Diabo se torna Real.

O Diabo é essa Força Interna nossa que Al Pacino representou magistralmente no filme. Para O Diabo, não existe ”Deus Único”, nem Deuses Elevados, apenas os Deuses Humanos, os Deuses Humanos que nós somos! Para O Diabo não existe o pecado da avareza, isto aqui é parte da humana natureza! Para O diabo não existe o pecado da gula, isto aqui é parte da humana natureza! Para O Diabo não existe o pecado do orgulho, isto aqui é parte da humana natureza! Para O Diabo não existe o pecado da ira, isto aqui é parte da humana natureza! Para O Diabo não existe o pecado da luxúria, isto aqui é parte da humana natureza! Para O Diabo não existe o pecado da preguiça, isto aqui é parte da humana natureza! Para O Diabo não existe o pecado da vaidade, isto aqui é parte da humana natureza! A vaidade! Vaidade! A Vaidade! “É o meu pecado preferido...”, diz O Diabo ao final do filme, mas devemos interpretar o termo “pecado” desta maneira, devemos assim interpretar a fala do Diabo como se isto Ele estivesse a nos dizer:


“Ultrapassem A Si Mesmos Envaidecendo-Se De Todas As Suas Glórias Passadas, Presentes E Futuras. Não Pensem Em Perder Ou Se Ajoelhar Diante De Um Deus Morto Que Nada De Útil Vos Dá, Encarem A Si Mesmos Nos Espelhos De Vossas Almas, Vejam A Si Mesmos Como Os Deuses De Suas Alvoradas, Pensem Nas Vitórias Todas De Suas Humanas Empreitadas. Amem A Imagem De Vossos Espelhos D'Alma E Divulguem Ao Máximo, Por Todos Os Cantos De Vosso Mundo A Imagem De Vossa Interna Glória! Vaidade É O Nome Correto Para A Verdade Beleza E É Também Uma Verdadeira Liberdade De Sempre Ser O Que Se É Livrando-Se Da Podre Humildade Que Apenas Apequena O Ser! Não Se Humilhem, Envaideçam-Se Ao Máximo! Não Abaixem As Vossas Cabeças, Mantenham-Nas Erguidas Ao Máximo, Ao Alto, Apenas Ao Alto! Assassinem Ao Deus Único Dos Fracos, Sejam Fortes Amando As Vossas Verdadeiras Belezas, Amando As Vossas Verdadeiras Liberdades! Vaidade, A Maior Das Vaidades, A Verdade É A Vaidade!”



O Diabo é o Grande Herói do filme, um personagem com o qual todos nós nos identificamos de alguma maneira, já que sentimos uma necessidade tremenda de sermos como Ele. Shaitan, Satan, Lúcifer... "Eu tenho tantos nomes...", Ele diz... Ele tem tantos nomes... Ou seriam nomes para Seres completamente distintos? Seres completamente distintos dentro de nós, humanos seres que queremos mais, mais, mais, MAIS, MAIS, MAIS, MAIS, do que as probabilidades existenciais arcaicas de nossa sociedade e civilização atuais nos dão? Questão inominavelmente respondida conforme as nossas mais íntimas reflexões, atos de lentas descobertas como as descobertas de Kevin Lomax, um Prometeu Contemporâneo tão parecido conosco e com cada um que caminha ao nosso lado, intrinsecamente ou não. Kevin Lomax, que Keanu Reeves eternizou como um dos exemplos máximos na História Do Cinema como um Ser Humano Completo, completo no sentido de atirar-se qual Ícaro aos mais elevados horizontes através de seus sonhos e ambições grandiosos, é um espelho no qual nos refletimos intensamente. Enquanto ele caminha para o sucesso, enquanto ele desperta em si o Diabo Interno, O Tentador que promove sua ascensão a patamares existenciais mais nobres, sua esposa, Mary Ann (uma Charlize Theron magnífica!) vai perdendo a razão cada vez mais, o seu amor por ela vai sendo deixando em segundo plano cada vez mais... Mary Ann, suscetível aos movimentos espirituais que cercam-na e ao marido, alucinada, é uma Pandora Contemporânea que desencontrou-se com o seu Espelho D'Alma, bem diferente de Christabella Adriolli (a suculenta Connie Nielsen, desejável mulher que inspira as mais naturais formas de luxúria concebíveis...), Pandora Contemporânea que em si concentra as virtudes de Afrodite, Astarte, Lilith e todas as Figuras Arquetípicas Maiores Da Humanidade. Christabella e Kevin, como O Diabo, o pai deles, fisicamente falando, quis, representam o que de melhor há no Gênero Humano livre das mazelas de uma sociedade e de uma civilização mundiais corrompidas pelos moralismos atrofiantes anti-naturais: são Seres Humanos Fora Do Bem E Do Mal. Não existe, exatamente, no filme, a meu ver, a jogadinha simplista da “Guerra Eterna Entre O Bem E O Mal”; o que existe é a trajetória, a marcha, a interna guerra principal de todo Ser Humano Autêntico: O Encontro De Si Mesmo Em Si Mesmo E No Mais Além De Si Mesmo Em Si Mesmo. A bala na cabeça de Kevin indica que ele não suportou encontrar a ele mesmo nele mesmo, algo que não revela fraqueza, mas espanto, desconfiança, medo e repulsa, típicas daqueles que são criados em meios fortemente religiosos e arcaicos no trato para com as mais naturais tendências humanas. Mas, o ato do suicídio de Kevin foi um ato de vaidade, já que o tiro significou um dar-se importância demasiada a si mesmo, dando, então, a vitória ao Diabo; e, perguntam-se todos que assistiram ao filme, porque O Diabo se desesperou quando Kevin suicidou-se? A mim, parece que foi uma brincadeira do diretor do filme, pois um olhar mais atento ao final do mesmo dá-nos todas as dicas que Ele, O Diabo, no fim, através do Poder Da Humana Vaidade, este Poder que é o mais natural e maior que podemos erguer em nossas almas e corpos e mentes e espíritos, vencerá sempre DENTRO DE NÓS MESMOS.

No Tarot, o Arcano Do Diabo, o de número 15, é o Guardião Do Umbral antes de nossa Passagem para O Paraíso. Traduzindo, Ele É Aquele Que Abre As Portas Da Humana Consciência Em Nossa Travessia E Descoberta Do Abismo Que Somos Até O Definitivo Encontro Com A Verdadeira Personalidade Que Adormece Em Nosso Interior Mundo. Atravessando O Umbral de nossos Abismos, alcançamos A Libertação e, então, tudo que para os demais é “pecado” torna-se forma de Aprendizado, Estudo e Prática em nós mesmos. E é esta a mensagem oculta de O Advogado Do Diabo, que não é apenas um filme a abordar o Direito ensinado nas faculdades e universidades, mas, e acima daquele, aborda O Direito Inalienável De Ser Naturalmente Um Ser Humano. Somos Pandoras, somos Prometeus, somos Kevins Lomaxs, somos Mary Anns Lomaxs, somos Christabellas Adriollis, somos O Diabo. Mitos que tornamos Reais, mitos que enaltecem as nossas vaidades, pois, não sejamos hipócritas, nós-todos-humanos-que-somos temos a vaidade como a principal e maior característica nossa... Vaidosa tu és, mulher... Vaidoso tu és, homens...

Já se olharam nos espelhos de vossos banheiros hoje?

Já se olharam nos Espelhos de vossas Almas Eternas algum dia?

Se olharão nos Espelhos de vossas Almas Eternas em um dia futuro?

Saudações Inomináveis a todos.


* Escrito sob o poder de minha inominável vaidade e ao som de Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows aos 14/02/2009.


Mais sobre O Advogado Do Diabo aqui:

O Advogado Do Diabo - Projeto C.O.V.A.- Forumeiros

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews