8 de outubro de 2019

Wayne Barlowe




BIOGRAFIA

Nascido em Glen Cove, Nova York, filho dos conhecidos artistas de história natural Sy e Dorothea Barlowe, Wayne Douglas Barlowe participou da Art Students League e da The Cooper Union em Nova York.  Enquanto estava na faculdade, foi aprendiz no Departamento de Exposições do Museu Americano de História Natural.  

Durante esse período, Barlowe colaborou com seus pais em seu primeiro livro profissional, o Instant Nature Guide to Insects (Grossett & Dunlop).  A irmã de Wayne, Amy, é uma aclamada artista e compositora de música clássica contemporânea. Em 1979, seu primeiro livro autogerado, o Guia de Extraterrestres de Barlowe, foi publicado pela Workman Publishing.  O Guia, que Barlowe concebeu, ilustrou e foi co-autor, foi indicado ao The American Book Award e ao prestigioso Hugo, da comunidade de Ficção Científica. Foi escolhido como o Melhor Livro Ilustrado de 1979 pela Locus Poll e o Melhor Livro para Jovens pela American Library Association.  

O Guia, considerado por muitos como um trabalho clássico contemporâneo do Sci-Fi, vendeu quase 400.000 cópias em todo o mundo em vários idiomas.  Barlowe passou oito anos criando mais de 300 capas de livros, revistas e ilustrações para todas as principais editoras, além de pinturas editoriais para Life, Time e Newsweek.  Sua obra de arte foi vista na televisão no Universo de Walter Cronkhite e no Saturday Night de Connie Chung, bem como no Discovery Channel. Uma entrevista com Barlowe apareceu no programa Inside Space do Sci-Fi Channel.  Portfólios e entrevistas impressas apareceram no TV Guide, Starlog, Realms of Fantasy, Science Fiction Age, Starburst, TV ZONE (Reino Unido), Filmfax, ImagineFX e The Idler.  

O segundo livro de Barlowe, Expedition, uma jornada de história natural para outro mundo, consistia em quarenta pinturas, cem ilustrações em preto e branco e duzentas páginas de texto, e foi publicado em 1990 pela Workman Publishing.  Ele recebeu críticas extremamente favoráveis ​​e foi indicado ao Prêmio Chesley de 1991 da Association of SF Artist. A expedição foi eleita o melhor livro para adolescentes de 1991 pela The New York Public Library. Barlowe produziu itens tão diversos quanto livros pop-up (O livro pop-up de Guerra nas Estrelas, 1978, Random House), gráficos de crescimento infantil, calendários e novelizações gráficas.  

Sua linha de brinquedos SF, The POWERLORDS, foi fabricada pela Revell.  Uma linha de cromos de arte, The Alien World of Wayne Barlowe, foi publicada pela Comic Images em 1994. As pinturas de Barlowe foram exibidas no Museu de Artes do Bronx, no Orlando Science Center, no New Britain Museum of American Art, na The Society  de ilustradores, na The Atrium na Park Avenue, no Discovery Museum em Bridgeport, Connecticut, na British Library e no Hayden Planetarium em Nova York. Em 1984, ele foi fundamental para organizar e co-presidir a primeira mostra de arte da SF na história da Society of Illustrators.  

Em março de 1995, o primeiro livro de ilustrações de dinossauros de Barlowe, escrito pelo renomado paleontólogo Dr. Peter Dodson, um alfabeto de dinossauros publicado pela Scholastic Books, foi lançado com grande aclamação da crítica.  Foi escolhido como título da "Escolha das listas" na primavera de 1995 pela The American Booksellers e vendeu mais de 170.000 cópias. Barlowe também executou seis pinturas principais para o trabalho de Dodson sobre os dinossauros ceratopsianos, The Horned Dinosaurs, lançado em 1996 pela Princeton University Press.  

A Vida Alienígena de Wayne Barlowe, uma retrospectiva de arte, foi publicada em 1995 pela Morpheus International.  Em 1996, a HarperCollins lançou o Guia de Fantasia de Barlowe, uma sequência do primeiro livro de Barlowe. O próximo livro de arte de Barlowe, Barlowe's Inferno, foi lançado por Morpheus em 1999. 

Barlowe projetou o Artifact, os principais alienígenas e seu mundo natal para o filme de duas horas da TNT BABYLON5, THIRDSPACE, que foi ao ar no outono de 1998. Ele contribuiu com criaturas alienígenas e  desenhos de personagens para o lançamento animado da 20th Century Fox TITAN AE e criaturas criadas no GALAXY QUEST para os estúdios Stan Winston. Em 2000, Barlowe executou desenhos de pré-produção para BLADE 2 e desenhos de criaturas/personagens em 2002 para HELLBOY, bem como HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN.  2003 trouxe a próxima edição, HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO, para sua mesa de desenho, para a qual Barlowe mais uma vez executou a arte conceitual.  

Em 2001, Barlowe seguiu com Inferno em um segundo empreendimento, um portfólio vinculado intitulado Brushfire: Illuminations from the Inferno.  Em 2004, o livro de Barlowe, Expedition, foi vendido ao Discovery Channel para uma apresentação de duas horas intitulada ALIEN PLANET, pela qual atuou como produtor executivo.  Barlowe está incluído no prestigiado livro da Society of Illustrator, The Illustrator in America 1860-2000. Em 2005, James Cameron trouxe Barlowe para fazer os conceitos iniciais de criaturas para o filme de AVATAR.  Por quatro meses, Barlowe chefiou uma pequena equipe de artistas para estabelecer as bases para a incrível visão de Cameron das criaturas de Pandora. 

Em 2006, Barlowe executou obras de arte de pré-produção para HELLBOY II: THE GOLDEN ARMY.  Ele também fez estudos preliminares para o PROTOTYPE da Relic Entertainment, um título do XBox 360.  Em 2007, o primeiro romance de Barlowe, God's Demon, foi publicado em capa dura pela Tor Books e lançado no mercado de massa em 2008. Com uma narrativa baseada nas muitas pinturas que ele criou anos antes, o romance recebeu excelentes críticas.  Tor contratou Barlowe para escrever uma sequência, intitulada The Heart of Hell.  

Desde 2007, Barlowe está extremamente ocupado trabalhando em filmes como THE DAY THE EARTH STOOD STILL, O SACERDOTE, O PARAÍSO PERDIDO, JOHN CARTER, PACIFIC RIM e RIPD, além de alguns comerciais de TV.  Em 2009, ele viajou para a Nova Zelândia e passou o inverno trabalhando no HOBBIT. Barlowe trabalhou duro escrevendo um roteiro e fazendo trabalhos conceituais para seu próprio projeto cinematográfico. 


Traduzido e adaptado por 
Inominável Ser



Links do trabalho do artista:






Inomináveis Saudações a todos vós, Coveiras & Coveiros & visitantes! 

Considerado por muitos como o maior modelador de criaturas fantásticas da atualidade, Wayne Barlowe é um artista que há algum tempo já conheço. O que chama muito a atenção no trabalho que ele desenvolve é o completo e complexo detalhamento de cada uma de suas obras. Pensadas com calma e dinamismo, são de uma singularidade peculiar e ímpar em qualidade. Inquestionável é o epíteto acima mencionado. 

Mais um grande artista hoje é eternizado aqui nesta Cova. Sem mais a dizer, apenas lhes peço que a cada obra abaixo… 

APRECIEM SEM MODERAÇÃO!!! 

Saudações Inomináveis a todos vós, Coveiras & Coveiros & visitantes! 


Créditos das imagens: Douglas Verden




















































Reações:

0 Ossos Lançados:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews