29 de julho de 2018

Joseph Vargo, O Artista Gótico



BIOGRAFIA


Joseph Vargo adquiriu sua paixão obscura em tenra idade. “Quando jovem, eu costumava gravitar em direção a filmes de terror, modelos de monstros e qualquer coisa que pudesse distorcer minha mente jovem e impressionável”, lembra ele. "Minha irmã e eu costumávamos nos apressar para casa da escola para assistir à velha série de TV Dark Shadows. Eu estava constantemente desenhando e o assunto era geralmente uma espécie de criatura monstruosa.”

Como muitos artistas que amadureceram nos anos 70 e 80, seu desenvolvimento estilístico inicial foi fortemente influenciado pelo lendário ícone de Fantasia Frank Frazetta. De acordo com Vargo, “o trabalho dele está fervendo de energia e tem uma qualidade sombria e primitiva. Ele é um mestre em capturar a ação pouco antes de um encontro fatal, exatamente quando sua adrenalina começa a se apressar". Ecos de Frazetta podem ser discernidos em muitas das obras de Fantasia de Vargo.

Vargo rapidamente forjou seu próprio estilo, no qual o poder brutal e bruto de Frazetta foi sendo cada vez mais ultrapassado por evocações sutis e mal-humoradas de horror e encantamento. Vampiros magros à espreita em sombrias catacumbas são um dos temas favoritos de Vargo, assim como sedutoras belas e perigosas, que podem estar ligadas aos mortos-vivos ou a seus membros. A sensualidade e pavor subestimado no Drácula de Bram Stoker e as obras de Edgar Allan Poe emanam como uma névoa vitoriana de muitas das pinturas e ilustrações de Vargo.

Seu estilo artístico se desenvolveu e amadureceu unicamente através do trabalho duro e disciplina. Embora ele tenha freqüentado brevemente a escola de arte em sua cidade natal, Cleveland, Ohio, Vargo achou a experiência desanimadora, até mesmo prejudicial para seus próprios objetivos, e ele partiu depois de um semestre. De seus instrutores, ele observa: “Suas idéias sobre arte eram completamente o oposto do que eram as minhas. Eu esperava aprimorar as minhas habilidades e aprender a pintar como os Mestres. Em vez disso, o currículo consistia em cultivar expressões indisciplinadas de criatividade, como respingando tinta contra uma parede. Foi uma experiência decepcionante e eu fiz muito pouca obra de arte nos cinco anos seguintes. No entanto, acabei voltando para a arte e comecei a treinar e aperfeiçoar as minhas habilidades.”

A necessidade de autoconfiança logo se tornou um tema recorrente em sua vida profissional. A comunidade de arte dominante, historicamente hostil e pessimista em relação à arte da Fantasia, não lhe ofereceu apoio ou encorajamento, e mesmo os editores e distribuidores de Fantasia e Ficção Científica mais comercialmente não estavam dispostos a promover um talento relativamente desconhecido. Como atravessar os canais normais provou ser um beco sem saída, Vargo rapidamente aprendeu que, se surgirem oportunidades para promover seu trabalho, ele teria que fazê-las pessoalmente. Para esse fim, em 1991, ele criou sua própria empresa, a Monolith Graphics, para vender cópias de arte, calendários e camisetas de seu próprio design. Em 1992, a designer gráfica Christine Filipak entrou na empresa e sua experiência em Informática se tornou um complemento valioso para os talentos dale Vargo em acrílicos, óleos e tintas. A Monolith logo desenvolveu uma reputação em reproduções duotônicas impressionantes e de alta qualidade das obras de fantasia gótica de Vargo. “Começamos a imprimir uma linha de cartazes e calendários em um duotone azul e preto”, relembra Vargo, “principalmente porque era mais econômico imprimir com duas cores do que com quatro, mas também capturava a atmosfera gótica do objeto. Oarece que realmente pegou e o azul e preto desde então se tornaram nossas cores de marca registrada. Muitas pessoas ficam surpresas ao ver que muitas das minhas pinturas originais são realmente feitas em cores.”

Em 1997, Vargo abriu sua própria galeria de arte gótica, The Realm: Showcase of the Fantastic, que apresentava suas obras, bem como as de muitos outros artistas de Fantasia populares. Além do conjunto de impressões, calendários, camisetas e outros produtos da Monolith, Vargo estendeu seus talentos a outros locais. De 1998 a 1999, ele produziu, financiou, dirigiu e tocou nos álbuns com temas góticos Born of the Night e Realm of Shadows, mudando drasticamente o som e o estilo da música usada anteriormente pela indústria do Halloween.

Em 2000, ele publicou e ilustrou Tales From The Dark Tower, uma coleção atmosférica de treze contos inspirados em muitas de suas pinturas góticas. A antologia, que investiga os mistérios que cercam uma torre medieval habitada por vampiros amaldiçoados e outras almas perdidas, contou com muitas histórias escritas pelo próprio Vargo, bem como por vários escritores emergentes. “A principal intenção do projeto era dar a alguns escritores talentosos, mas relativamente desconhecidos, a chance de serem publicados”, explica ele. O livro foi aclamado mundialmente e gerou uma sequência em 2011, Beyond The Dark Tower, bem como a trilha sonora de The Dark Tower.
Esse interesse em promover os talentos dos outros - uma cortesia que, ironicamente, não era oferecida ao próprio Vargo durante seus primeiros dias como profissional - estava por trás de sua decisão em 2001 de criar e publicar Dark Realms, uma revista trimestral mostrando os trabalhos de artistas, bandas e escritores góticos. A revista tornou-se um sucesso instantâneo, chamando a atenção de uma ampla audiência com layouts atraentes, artigos instigantes e capas pintadas por Vargo. Cada edição rapidamente se tornou um item de colecionador muito procurado logo após seu lançamento. Também no topo da lista de colecionadores está o primeiro livro de arte de edição, Born of the Night: A Obra De Arte De Fantasia Gótica De Joseph Vargo, que apresenta mais de 100 pinturas e ilustrações em cores brilhantes, além de comentários do artista.

Em 2002, Vargo revelou um de seus projetos mais ambiciosos até o momento: O Tarô Gótico. Composto por 78 imagens ou adaptadas de seus trabalhos existentes ou criadas especificamente para o convés, este baralho sombriamente elegante de cartomantes é uma verdadeira galeria em miniatura de seus trabalhos mais populares e um testamento pródigo do reino gótico de Vargo. Em 2007, Vargo co-escreveu The Gothic Tarot Compendium, um guia detalhado para entender e usar o seu baralho gótico de tarô mais vendido.

Vargo se apresentou em várias bandas de rock nos anos 80 e produziu vários CD’s aclamados para a indústria do Halloween no final dos anos 90. Ele formou o Nox Arcana em 2003 com William Piotrowski, e começou a compor sua marca única de trilhas sonoras sombrias e assombrosas. Além de compor e executar a música, Joseph também escreve todas as narrativas e letras e executa vocais para cada CD. Seu trabalho também inclui conceituar cada álbum de tema, escrever os bastidores e criar a capa e o trabalho de arte de interior para os livretos de CD. Ele também cria os intrigantes enigmas escondidos dentro de muitos dos pacotes de CD. A visão artística de Vargo torna cada álbum do Nox Arcana mais do que uma grande coleção de músicas, criando uma atmosfera completamente imersiva que é um deleite para todos os sentidos. Com 25 álbuns e mais de 400 composições, a Nox Arcana é a principal fornecedora de música tema para o Romântico, Dark Fantasy, Horror e Halloween, e suas melodias góticas natalinas alcançaram o 8º lugar na revista Billboard Magazine.



Traduzido por Inominável Ser






Inomináveis Saudações a todos vós, Coveiros e visitantes!

Falar de Arte Gótica e não citar o nome de Joseph Vargo no mesmo patamar de artistas como Luis Royo, Victoria Francés, Gerald Brom, Dorian Cleavenger e Ciruelo Cabral, dentre tantos outros, seria um grande crime. A importância dele para a Arte dentro da Subcultura Gótica é riquíssima tanto em obras visuais quanto em musicais. Afinal de contas, Vargo é o criador da fabulosa banda Nox Arcana ao lado de William Piotrowski, detentora de uma riquíssima potencialidade em termos musicalmente sombrios e majestosos. Em seu todo, a obra dele é evocadoras de pesadelos, perturbações, visões macabras, Seres malditos, Melancolia, Dor, Desgraça, Maldição, Miséria… O odor da Cova de Vargo é imensamente supremo, capaz de tornar a experiência de enterro na admiração de sua Arte uma jornada pelos abismos mais tenebrosos possíveis a serem percorridos. Verdadeiros Artistas Da Escuridão, como ele, são autenticamente moldadores de mitologias e mundos que não se reduzem apenas aos seus limites físicos. São imagens e sons evocadores do que rasteja pela Grande Noite trazendo encanto, horror e aconchego.

Neste post, no entanto, não falaremos da trajetória musical dele junto ao magnífico Nox Arcana. O enfoque aqui será a arte que grandiosamente ele faz cada vez mais crescer e se desenvolver para melhor em profundidade e potência. A galeria a seguir tem apenas alguns exemplos do que ele faz com tanta segurança, habilidade e criatividade. Portanto, cadáveres, como eu sempre hei de recomendar-lhes…

APRECIEM SEM MODERAÇÃO!!!






















































































Share:

0 Ossos Lançados:

Oanna Selten (Designer Oficial Do Projeto C.O.V.A./Parceira)

Oanna Selten (Designer Oficial Do Projeto C.O.V.A./Parceira)
Oanna Selten

Esta Cova No Facebook

Meu Perfil No Facebook

Tecnologia do Blogger.

Sobre Esta Cova







Inomináveis Saudações a todos!



Este é o blog do Projeto Companhia De Organizadores De Viagens Abissais (C.O.V.A.), o qual é totalmente voltado para a Arte Sombria, em suas manifestações através da Poesia, Literatura, Pintura, Desenho, Ilustração, Arte Digital, Música, Escultura, Arquitetura, Cinema e novas expressões artísticas e intelectivas que a todo o momento brotam das mentes dos que abordam tal temática. Com o intuito de reunir o máximo possível de artistas e interessados na mesma, então, aqui fundo este blog para divulgar o trabalho realizado nas páginas de mesmo nome existente no Forumeiros, além da elaboração de postagens com assuntos que não está no mesmo disponível.



Bem-vindos, Coveiros e visitantes!



Bem-vindos, cadáveres leitores!



Saudações Inomináveis a todos!



Inominável Ser

O COVEIRO

ADMINISTRADOR



Os Escribas Coveiros

Minha foto
Inominável Ser
Apenas sou um Ser em constante construção. Quer saber mais? Leia meus blogs e saberá mais sobre mim.
Visualizar meu perfil completo

Enterram-Se Nesta Cova:

Blog Archive

Labels

Parcerias

Lápides Eternamente Inderrubáveis

Unordered List

Inomináveis Saudações! Escolham um de nossos banners e tornem-se Parceiros do Projeto C.O.V.A., enviando-nos o banner e o link de vosso trabalho para este endereço de e-mail: projetocova@gmail.com Design por Laracna D'Angels

Theme Support