28 de agosto de 2009

Estilo Lolita - Parte I




Inomináveis Saudações a todos.

Dentro das vertentes mais inventivas e interessantes da Cultura Japonesa, o Estilo Lolita vem a se adequar ao espaço que está tomando em relação aos países nos quais está inserido. Trata-se da utilização de elementos da vestimenta infantil com toques que remetem a estilos subculturais, formando uma Subcultura própria que possui personalidade, caráter e dinamismo em seus enfoques e direções. No entanto, muitos negam a maneira de classificar as Lolitas como parte de uma Subcultura, pois não possuem uma ideologia definida e específica, sendo individualistas, já que não há a reunião de grupos grandes de amantes do Estilo que queiram conhecer outros grupos. A idéia de Subcultura merece uma discussão mais aprimorada em outra ocasião e tópico, mas uma pergunta fica no ar: se as Lolitas afastam-se da Cultura Pop e bebem as suas influências em fontes que vieram a influenciar os góticos, metallers, rockers e punkers em seus momentos iniciais, porque não vê-las como parte de uma Subcultura?

No Brasil, onde a Cultura Japonesa é bem forte, devido à grande quantidade de imigrantes japoneses que para cá vieram, concentrando principalmente no Estado de São Paulo, o Estilo se apresenta já bastante afinado para com os amantes e fãs daquela Cultura. Amantes e fãs que se reunem em festivais de anime, grandes e pequenos, que crescem cada vez mais aqui no país, onde é possível notar a presença de meninas vestidas como Lolitas e, até, mulheres maduras. No Japão, onde é possível ver-se normalmente nas ruas as moças (e até alguns rapazes) vestidos a caráter pelas ruas, o objetivo está em apresentar-se como detentor de uma certa inocência na vestimenta e, outras vezes, certa malícia que vocês irão compreender a seguir.

Antes, das conversas que tive com nossa Demolidora Administradora, notei que em Portugal a Cultura Japonesa não se encontra tão fortemente estabelecida. O principal motivo através do qual, aqui no Brasil, há esse vínculo forte com o Japão está nos animes que fizeram e fazem estrondoso sucesso por aqui, além das séries live action. Dragon Ball, Saint Seyia, Naruto, Evangelion, Pokemon, Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Samurai X e tantos outros animes; Jaspion, Changeman, Ultraman, Jiraya, Metalder, Jiban, Kamen Rider Black, Lion Man e tantas outras séries live action; influências inegáveis no meio detentor dos seguidores fiéis, e, até, fanáticos, destas obras artísticas nas quais algumas parcelas do visual Lolita vem a buscar inspiração no modo de vestir de algumas personagens femininas.

Há, ainda, a influência de determinadas bandas que utilizam o Visual Kei, como o Malice Mizer, cujo líder, Mana, criou os termos Elegant Gothic Lolita (EGL) e Elegant Gothic Aristocratic (EGA), dois subestilos dentro do subestilo Gothic Lolita (e que serão considerados no tópico destas). Mas, algumas Lolitas mais "cri-cri" não aceitam aquelas que se baseiam no visual rocker e consideram-nas apenas bandgirls, garotas seguidores de bandas de J-Rock; é como aquela velha história que ocorre dentro da Subcultura Gótica quanto à polêmica da existência ou não do Gothic Metal, que muitos góticos detestam e outros apreciam, sendo que estes últimos são denominados de "pseudogóticos" apenas por ouvirem aquele estilo musical a mesclar elementos do Gothic e do Metal...

Os japoneses apreciam bastante a mistura menina+mulher, mas não do modo ocidentalizado no qual predomina a elevação de tal interessa para os sentidos sexuais. É uma forma, na visão oriental, de estabelecer um tipo de Arte, a meu ver, voltada exclusivamente para a elaboração dessa mescla a promover um não-distanciamento da inocência original de todos nós aliando-se a elementos de épocas antigas e mais recentes geradas pelo mundo adulto; e, particularmente, das seguidoras e seguidores do Estilo. Como dito acima, não há uma ideologia própria que defina a, podemos assim dizer, Subcultura Lolita, e esta teoria da parte deste que vos escreve é apenas uma humilde teoria. E, mesmo que haja uma visão mais sexualizada, o enfoque principal vai girar sempre na visão do sexo como algo natural e saudável.

As Lolitas não se encontram concentradas apenas na vertente Gothic. É um estilo que se divide em outros subestilos, como veremos a seguir.


Gothic Lolita





O mais famoso e conhecido, que busca inspiração no Vitoriano e no Rococó, buscando imitar a aparência das famosas bonecas de porcelana japonesas, inserindo alguns elementos presentes na Moda Gótica.


Classic Lolita





A mais séria e tradicional dentro do Estilo Lolita, mais madura na concepção de suas vestes, que apresentam estampas florais, as cores mais claras e um corte mais sofisticado.


Casual Lolita





Como o próprio nome diz, é um estilo leve que pode ser utilizado no dia-a-dia, combinando cores conforme o gosto pessoal de suas usuárias.

Share:

0 Ossos Lançados:

Tecnologia do Blogger.

Sobre Esta Cova







Inomináveis Saudações a todos!



Este é o blog do Projeto Companhia De Organizadores De Viagens Abissais (C.O.V.A.), o qual é totalmente voltado para a Arte Sombria, em suas manifestações através da Poesia, Literatura, Pintura, Desenho, Ilustração, Arte Digital, Música, Escultura, Arquitetura, Cinema e novas expressões artísticas e intelectivas que a todo o momento brotam das mentes dos que abordam tal temática. Com o intuito de reunir o máximo possível de artistas e interessados na mesma, então, aqui fundo este blog para divulgar o trabalho realizado nas páginas de mesmo nome existente no Forumeiros, além da elaboração de postagens com assuntos que não está no mesmo disponível.



Bem-vindos, Coveiros e visitantes!



Bem-vindos, cadáveres leitores!



Saudações Inomináveis a todos!



Inominável Ser

O COVEIRO

ADMINISTRADOR



Os Escribas Coveiros

Enterram-Se Nesta Cova:

Blog Archive

Labels

Covas Recomendáveis

Parcerias

Meu Perfil No Facebook

Lápides Eternamente Inderrubáveis

Recent Posts

Unordered List

Inomináveis Saudações! Escolham um de nossos banners e tornem-se Parceiros do Projeto C.O.V.A., enviando-nos o banner e o link de vosso trabalho para este endereço de e-mail: projetocova@gmail.com Design por Laracna D'Angels

Theme Support