27 de março de 2009

Goya - O Desenhista



Auto-Retrato – 1799



Inomináveis Saudações a todos.

Ressoa na obra de Goya a qualidade plena de um avançadíssimo espírito leitor das mais altas personalidades esteticamente possíveis em seu trabalho de renomadíssima qualidade. Muito depende da criação artística de um olhar renovador e inovador, aquele olhar que suporta e transpassa e eleva-se acima das obliquidades e das horizontalidades, propondo-se uma profundidade e uma infinita verticalidade. A profundidade de Goya edtá em atentar-se ao profundo das imagens, permitindo a reunião de seu poder criativo ao poder imerso nos fundamentos todos constituintes da imagem. A verticalidade de Goya está em conduzir-se a um firmamento definidor dos mais altos sentidos e estados e rumos e percalços estéticos acessíveis aos encaminhamentos de suas abordagens na sinuosa estrada fecunda do nascer intrínseco de estéticas fecundidades. Essa fecundação toda podemos sentir em seus quadros e, como veremos neste tópico, em seus extraordinários desenhos, tão simbolicamente carregados de visões e sensações e caminhos de contextos superpotencialmente primorosos.

Iniciaremos a análise de tais obras a partir da série Los Caprichos, à qual pertence o auto-retrato acima.




Ascensão E Queda - 1797-1798



O delírio do Chiaroscuro abrindo a nossa visão para o caminho interpretativo que colhemos a partir do desenho acima define a expressão da Queda sinuosamente prendendo-se e querendo não se soltar da estatura que acima se faz a estatura do bem-estar. As figuras presentes no desenho assumem formas distantes das humanas; no entanto, algumas formas humanas se fazem presentes, caindo uma ao fundo, além dos dois principais objetos do desenho; vemos, ainda, uma das criaturas principais, a que se sustenta na sorridente criatura que se eleva cada vez mais enquanto ele cai cada vez mais, esmagar um outro corpo humano. A criatura que sorri possui algo de maligno, adotando uma postura arrogante em relação ao desespero da outra criatura a cair, criatura desesperada na qual vemos no rosto fagulhas de uma esperança profunda em agarrar-se em demasia ao estado que acima de si está. A criatura que sorri apresenta-se como uma força natural, empunha raízes de árvores que apresentam-se como chamas de um fogo bem maior, um fogo bem maior que a criatura a cair e a nele sustentar-se a fim de parar de cair não consegue suportar. Esse louco sufocamento, esta visão minha do desenho, se apresenta na maior nitidez onde meus estéticos inomináveis olhos podem estar...

E os vossos olhos, conseguem interpretar diferentemente o que visualizam no desenho acima de Goya, de um estranhamento todo sublime que afeta a cada um de uma determinada maneira peculiar?


Acompanhem aqui axcontinuidade desta tumular escritura:

Goya - O Desenhista - Projeto C.O.V.A. - Forumeiros



Share:

0 Ossos Lançados:

Tecnologia do Blogger.

Sobre Esta Cova







Inomináveis Saudações a todos!



Este é o blog do Projeto Companhia De Organizadores De Viagens Abissais (C.O.V.A.), o qual é totalmente voltado para a Arte Sombria, em suas manifestações através da Poesia, Literatura, Pintura, Desenho, Ilustração, Arte Digital, Música, Escultura, Arquitetura, Cinema e novas expressões artísticas e intelectivas que a todo o momento brotam das mentes dos que abordam tal temática. Com o intuito de reunir o máximo possível de artistas e interessados na mesma, então, aqui fundo este blog para divulgar o trabalho realizado nas páginas de mesmo nome existente no Forumeiros, além da elaboração de postagens com assuntos que não está no mesmo disponível.



Bem-vindos, Coveiros e visitantes!



Bem-vindos, cadáveres leitores!



Saudações Inomináveis a todos!



Inominável Ser

O COVEIRO

ADMINISTRADOR



Os Escribas Coveiros

Enterram-Se Nesta Cova:

Blog Archive

Labels

Covas Recomendáveis

Parcerias

Meu Perfil No Facebook

Lápides Eternamente Inderrubáveis

Recent Posts

Unordered List

Inomináveis Saudações! Escolham um de nossos banners e tornem-se Parceiros do Projeto C.O.V.A., enviando-nos o banner e o link de vosso trabalho para este endereço de e-mail: projetocova@gmail.com Design por Laracna D'Angels

Theme Support